A paróquia de Santa Isabel a caminho do Sínodo 2021-2023

Leonor Cardoso sobre o Sínodo

“Espero uma Igreja menos clerical e mais acolhedora”

Leonor Cardoso, secretária do Conselho Pastoral da Paróquia da Santa Isabel há mais de quatro anos, espera que deste “caminhar juntos” a que o Papa Francisco nos desafiou resulte uma “Igreja menos clerical e mais acolhedora”. Para ela, mesmo uma comunidade aberta, acolhedora e participada como diz ser a de Santa Isabel ainda tem muito que caminhar até ser lugar de acolhimento de todos, incluindo “os divorciados recasados, ou os homossexuais”.

O que faz o Conselho Pastoral?

“O pároco gosta de pedir a nossa opinião”

O Conselho Pastoral da paróquia é constituído por 25 pessoas que todos os anos definem um plano pastoral. Segundo Leonor Cardoso, “o pároco gosta de pedir a opinião do Conselho Pastoral sobre todos os assuntos” e, por isso “toda a atividade da paróquia é discutida no Conselho”. Mas é a um grupo mais restrito de seis pessoas – o Secretariado Permanente – que o pároco recorre mais frequentemente para recolher opinião sobre os assuntos correntes.

A paróquia em números

Metade dos ‘paroquianos’ não mora perto

Celebrações, catequese, catecumenato, coros, escuteiros, movimentos, ação social e uma equipa sacerdotal – estas são algumas das realidades da comunidade de Santa Isabel. Fomos saber quantas pessoas nelas estão envolvidas. Tal como outras paróquias urbanas, esta também é assim: as celebrações dominicais e os serviços prestados pela Igreja são frequentados por “pessoas que vêm por outras razões que não só o facto de morarem perto.”