a paróquia

A Paróquia de Santa Isabel, no bairro de Campo de Ourique, tem procurado, há muito, construir-se como uma verdadeira família de famílias, aberta a todos e pronta a sair ao encontro de quem vai ficando nas periferias.

Esta forma de ser Igreja, em constante adaptação e crescimento, precisa do compromisso de cada um de nós, para que a grande novidade de Jesus – somos todos irmãos, iguais nas nossas diferenças, filhos do mesmo Pai de Amor – se mantenha acesa em cada dia.

O desafio do Papa Francisco à participação de todos na preparação do Sínodo dos Bispos de 2021-2024 conduziu a uma nova etapa, de maior envolvimento e responsabilidade dos paroquianos inspirados pela alegria do Evangelho, na qual o “caminhar juntos” se evidencia como estilo.

Lugares de celebração

• Igreja de Santa Isabel
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Largo do Rato
  • Capela do Centro Comercial das Amoreiras

Conselho Pastoral

O Conselho Pastoral é o órgão de maior corresponsabilidade e de participação na ação da Igreja que somos na comunidade paroquial. O seu objectivo é ser um instrumento de comunhão eclesial, expressão de sinodalidade e de diálogo pastoral, capaz de dinamizar o anúncio do Evangelho neste local em que vivemos.

Quem são os Membros do Conselho Pastoral Paroquial?

Presidido pelo pároco, o Conselho é formado por pessoas empenhadas nas diversas áreas de compromisso cristão, classicamente: liturgia, evangelização e caridade. Procuram estudar e encontrar soluções para os desafios pastorais da comunidade. A sua acção está diretamente ligada ao planeamento, desenvolvimento e execução do plano pastoral da paróquia (cf. Cân 536 do Código de Direito Canónico).

O Conselho Pastoral elege o Secretariado Permanente para um acompanhamento mais constante e apoio em decisões pontuais. É constituído por 5 pessoas e reúne-se sempre que há decisões a tomar, a pedido do pároco.

Conselho Económico

Órgão consultivo, que tem como função assegurar o cumprimento das obrigações paroquiais relacionadas com esta matéria. É constituído por 7 pessoas, nomeadas pelo Patriarca por indicação do pároco. (ver documento de nomeação)

Constituição actual

• Ana Cansado de Carvalho
  • Carlos Horta e Costa
  • Diogo Assunção
  • João Hogan
  • Maria Leonor Cardoso
  • Paulo Jorge Pereira Serrano
  • Pedro Rebelo de Sousa

Sínodo 2021-2024

“A capacidade de imaginar um futuro diferente para a Igreja e para as suas instituições, à altura da missão recebida, depende em grande medida da escolha de encetar processos de escuta, diálogo e discernimento comunitário em que todos e cada um possam participar e contribuir.”

O Papa Francisco convocou-nos a todos para caminharmos juntos nestes anos de Sínodo. Reveja aqui o caminho já percorrido pela Paróquia.

Equipa Presbiteral

Padre José Manuel
Pereira de Almeida
Pároco

Nascido em Lisboa em 1952 e ordenado presbítero em 1986, é pároco de Santa Isabel desde 1999. Médico (IPO de Lisboa) e professor de Teologia Moral na Universidade Católica Portuguesa de que é, actualmente, vice-reitor. É membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Padre Peter Stilwell

Ordenado em 1973, foi Reitor da Universidade de São José, em Macau, Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa e director da Faculdade de Teologia. Foi assistente espiritual da JUC/MCE e da Rádio Renascença. É assistente nacional do movimento “Vida Ascendente”, director do Departamento de Relações Ecuménicas e Diálogo Inter-religioso (Patriarcado de Lisboa). É capelão da Capela do Centro Comercial das Amoreiras e colabora na Paróquia de Santa Isabel.