Notícias

2022.09.20

Amar Jesus

A mais pequena das sementes…

Duas dezenas de pessoas reuniram-se na Igreja de Santa Isabel na noite de dia 20 de setembro, para escutar, refletir e rezar a partir da parábola do grão de mostarda (Mt 13,31-32). O convite para o encontro partiu de um dos grupos formado ao longo da caminhada sinodal que temos vindo a realizar. A Leonor Cardoso e a Joana Caiado escolheram a parábola e prepararam o encontro no qual os participantes puderam partilhar o seu entendimento do que são as parábolas e o eco que esta fez ressoar em cada um.

Os encontros sobre as parábolas de Jesus têm lugar às 21h30 de todas as terças terças-feiras de cada mês. Na noite de dia 18 de outubro, as portas da Igreja voltam a abrir-se para acolher todas e todos que queiram juntar-se de roda da parábola do filho pródigo.


2022.09.01

Escuta a voz da Criação


2022.07.05

Os grupos do Sínodo: apoiar, comunicar, construir, crescer, rezar

Respostas de apoio aos mais fragilizados, propostas de reflexão-oração de roda das parábolas, sugestões para melhorar o acolhimento e a relação com o património artístico da nossa igreja, projetos de atividades com os jovens e as linhas gerais para a realização de assembleias paroquiais foram alguns dos assuntos apresentados na sala Alberto Lourenço na noite de 4 de julho.

Estas ideias e ações resultam do caminho percorrido pelos cinco grupos (que referimos pelos seus nome provisórios) constituídos na reunião sinodal de 27 de abril e as 40 pessoas que responderam ao convite da Equipa do Sínodo puderam ainda conhecer um primeiro esboço de iniciativas para respondermos, cada um de nós e a Paróquia, aos desafios da ecologia integral a que o Papa Francisco nos convoca.

Na reunião decidiu-se ainda que o domínio do futuro site seria paroquiadesantaisabel-lisboa.pt e marcou-se próximo encontro para dia 26 de setembro às 21h30. Ficou também agendado para 20 de setembro, às 21h30, o primeiro encontro de reflexão-oração que terá como centro a parábola do grão de mostarda.

Os documentos apresentados podem ser consultados aqui:


2022.07.01

“A nossa Igreja de Santa Isabel”


2022.06.01

“Aberto para obras”


2022.05.08

“A noite abre meus olhos”


2022.04.05

Bendito o que vem em nome do Senhor!


2022.03.21

Contributos de Santa Isabel para o Sínodo

Mais de 40 pessoas debateram, na noite de dia 21 de março, na Sala Alberto Lourenço, o documento que será enviado ao Patriarcado como contributo da reflexão feita na Paróquia de Santa Isabel sobre o Sínodo dos Bispos 2021-2023.  O corpo do texto final pode ser lido aqui. Termina, assim, a primeira fase do juntos a que o Papa Francisco nos convidou. 

Mas, como foi referido no encontro, «o objetivo do Sínodo (…)  não consiste em produzir documentos, mas em ‘fazer germinar sonhos, suscitar profecias e visões, fazer florescer a esperança, estimular a confiança, sarar as feridas, entrelaçar relações, ressuscitar uma aurora de esperança, aprender uns dos outros e criar um imaginário positivo que ilumine as mentes, aqueça os corações, restitua força às mãos’».

Para continuarmos em direção a esse objetivo marcámos novo encontro aberto a todos os que nele queiram participar para o dia 26 de abril às 21h30 na mesma Sala Alberto Lourenço. Vamos agora definir os grupos que queremos criar para que a Paróquia seja cada vez mais uma porção de Igreja sinodal.


2022.13.18

A Igreja vista pelos jovens

O que pensas da Igreja? – Ao convite lançado pela Equipa do Sínodo responderam 16 jovens entre os 16 e os 19 anos que se reuniram na Padaria do Povo ao fim da tarde da sexta-feira, dia 18 de março, para conversar sobre aquela interrogação. A moderação / animação do encontro esteve a cargo de Joana Rigato.

Dois grandes posters com frases, post-its, conceitos e afirmações resumiam no final o que de negativo e de positivo os jovens presentes sentiam e pensavam em relação à Igreja. Estas conclusões ainda vieram a tempo de serem inseridas no texto do documento final apresentado no dia 21 de março.


2022. 03.14

Uma semana de conversas sobre o Sínodo

Ao longo de cinco encontros que decorreram entre segunda-feira dia 7 de março e sexta-feira 12 de março, mais de 80 paroquianos conversaram em pequenos grupos de seis ou sete pessoas sobre o que esperam e desejam deste “caminhar juntos” que o Sínodo 2021-2023 nos propõe.

As expectativas e as propostas para “imaginar um futuro diferente para a Igreja e para as suas instituições, à altura da missão recebida” foram desenhadas a partir da partilha das vivências de cada um(a) na sua relação com a Igreja e com Jesus Cristo. Nesta reflexão foi também tida em conta uma síntese das mais de 180 respostas ao inquérito que a Equipa do Sínodo lançou no princípio de fevereiro.

As palavras mais frequentes nas respostas à pergunta “Quais são as 2 principais razões que o/a aproximam da igreja?” estão aqui representadas com dimensão correspondente ao número de vezes que foram escritas. Assim, as palavras mais frequentes têm maior dimensão e as que foram escritas menos vezes nas respostas ao inquérito aparecem mais pequenas.

As palavras mais frequentes nas respostas à pergunta “Quais são as 2 principais razões que o/a afastam da igreja?” estão aqui representadas com dimensão correspondente ao número de vezes em que aparecem escritas. Assim, as palavras mais frequentes têm maior dimensão e as que foram escritas menos vezes nas respostas ao inquérito aparecem mais pequenas.

A palavra “falta” surge em grande destaque, embora não possa ser entendida isoladamente, pois foi muito usada em expressões como, por exemplo, “falta relação com a realidade”; “falta acolhimento”; “falta vida comunitária”


2022. 03.04

Conversas com a Equipa do Sínodo

É já na próxima segunda-feira, 07/03 às 18h00, a primeira conversa com a Equipa do Sínodo. Se se inscreveu para este dia, já deverá ter recebido o convite para o zoom. Se não recebeu, envie-nos um email para sinodo2023staisabel@gmail.com


2022. 03.02

Ainda se pode inscrever nas conversas com a Equipa do Sínodo

As conversas com a Equipa do Sínodo, que irão decorrer na próxima semana, ainda têm algumas vagas na 3a e na 6a feira. Inscreva-se aqui.


2022. 02.21

Resposta ao inquérito: prazo alargado até 28 de fevereiro

O prazo para entregar os inquéritos preenchidos foi prolongado até segunda-feira, dia 28 de fevereiro. Mas quanto mais depressa o fizer, melhor. De igual modo, a Equipa do Sínodo terá em conta todas as inscrições para as conversas do início de março (entre os dias 7 e 11) que lhe cheguem até àquela data.


2022. 02.21

Mais de 150 pessoas já responderam ao inquérito

Mais de uma centena e meia de pessoas entregou até agora a sua resposta ao inquérito lançado pela Equipa do Sínodo. Ao mail da Equipa –sinodo2023staisabel@gmail.com – chegaram 100 respostas a que se juntam cerca de 50 inquéritos preenchidos à mão e depositados nas caixas colocadas em vários locais, ou entregues em mão aos membros da Equipa do Sínodo.


2022. 02.20

Escuteiros colaboram na distribuição dos inquéritos

Os escuteiros do Agrupamento 39 (Santa Isabel) incluiram a distribuição dos inquéritos sobre o Sínodo nas atividades do domingo 20 fevereiro, dia em que vários fizeram as suas promessas. Um jogo de pista pelas ruas da Estrela e de Campo de Ourique levou o inquérito a muitas pessoas que de outro modo não teriam tido conhecimento da sua existência.


2022. 02.14

Sala Alberto Lourenço de portas abertas

Em resposta ao desafio lançado à comunidade, compareceram várias pessoas no dia aberto do passado dia 9/02, com muito entusiasmo e vontade de participar, para pensar com a Equipa do Sínodo o caminho agora iniciado. Foram então criados dois grupos de adultos e um de jovens. Como conclusões prévias, podemos já avançar duas ideias muito destacadas: por um lado, a importância de manter uma comunicação clara e acessível para todos e, por outro lado, o reconhecimento de que o processo – participativo e partilhado – é tão pertinente quanto o documento final a ser entregue em maio.


2022. 02.09

Dia aberto com a equipa do Sínodo

Hoje, dia 9 de fevereiro, a equipa do Sínodo espera por si na sala Alberto Lourenço (primeira porta, 10 metros à direita de quem está a olhar para a fachada da igreja de Santa Isabel) a partir das 18h30. Queremos ouvir sugestões, propostas e modos de escutar o maior número, o mais diverso possível, de pessoas sobre o que esperam da nossa comunidade.


2022. 02.08

Todos convocados a participar

“Todos têm uma palavra a dizer, todos contam, nesta resposta ao desafio do Papa Francisco para que repensemos o nosso caminhar juntos”, disse Inês Costa Pereira ao apresentar a equipa do sínodo à comunidade de Santa Isabel no final das celebrações litúrgicas do fim-de-semana 5 e 6 de fevereiro. Como primeiros passos para criar este espaço de escuta cerca de 500 inquéritos foram distribuídos a quem participou nas missas de sábado e domingo e todos foram convidados a participar no dia aberto com a equipa do Sínodo que tem lugar na sala Alberto Lourenço na tarde de 9 de fevereiro pelas 18h30.


2022.02.07

Inquérito: a primeira fase de Escuta

Até 20 de fevereiro decorre a recolha do inquérito lançado no sábado, dia 5 de fevereiro. É o primeiro momento da escuta que marca este Sínodo. Todos têm a palavra. Não se esqueça de fazer ouvir a sua. Ajude-nos a perceber quais os temas e assuntos a que devemos estar mais atentos. Preencha o inquérito aqui, ou em papel [encontra-o na Igreja de Santa Isabel, ou em vários locais da freguesia]. Divulgue-o junto de amigos, paroquianos de Santa Isabel ou fregueses de Campo de Ourique.


2022.02.05

O que é este Sínodo 2021-2023?

Este é um Sínodo muito especial. Todos somos chamados a participar. Só não será ouvido quem quiser ficar calado e longe do caminhar juntos que queremos inventar. Aqui pode ler, em poucas palavras, um resumo dos aspetos principais do Sínodo 2021-2023.