Em Outubro de 2023 realizou-se a primeira sessão da XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos em Roma. Presidida pelo Papa Francisco, teve 365 votantes, entre eles 54 mulheres, a quem se somaram (sem direito a voto), 12 representantes de outras Igrejas e comunidades cristãs, 8 convidados especiais e colaboradores da Secretaria-Geral do Sínodo. A Assembleia encerrou com a aprovação do Relatório Síntese composto por 20 pontos (onde em cada um se indicam as “convergências”, as “questões a aprofundar” e um conjunto de “propostas”), distribuídos por três partes: I- O Rosto da Igreja; II -Todos Discípulos, todos Missionários; e III – Tecer Laços, construir Comunidade.
As comunidades voltam agora a ser chamadas à participação para contribuir para o Documento de Trabalho para a segunda sessão da mesma XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos, a acontecer em Outubro de 2024. Agora perguntam-nos: Como ser Igreja Sinodal em Missão?
Em Santa Isabel já começámos a preparar este momento de reflexão conjunta, a realizar neste mês de Fevereiro. Propomos que, desde já, comecemos a pensar em como ser(mos) uma Igreja Sinodal em Missão.
Inês Costa Pereira