“O atual pároco gosta de pedir a opinião dos membros do Conselho Pastoral sobre todos os assuntos”, reconhece Leonor Cardoso que integra, há mais de cinco anos, aquele órgão de governo da Paróquia no qual, diz, “toda atividade da paróquia é discutida”.
Quantas pessoas integram o Conselho Pastoral (CP)? Que atribuições tem o CP?
No Conselho somos à volta de 25 pessoas. Anualmente definimos um plano pastoral para o ano seguinte. Fixamos o horário das celebrações, escolhemos o tema dos Encontros de Santa Isabel, incluímos temas para outros debates e tertúlias que se possam fazer, planeamos as obras que se tenham de fazer… enfim, toda atividade da paróquia é discutida no CP. Mas há um grupo mais restrito – o Secretariado Permanente com 6 pessoas que é eleito pelo CP – que reúne mais frequentemente e muitas vezes a pedido do pároco para decidir sobre assuntos pontuais. O atual pároco não decide sozinho, gosta de pedir aos membros do CP opinião e parecer sobre todos os assuntos.
Contudo, o CP não se ocupa das contas da paróquia…
Quem se ocupa das contas é o Conselho Económico (CE) que é formado por seis pessoas nomeadas pelo Cardeal-Patriarca sob proposta do pároco. Eu também faço parte do CE.
Mas tens uma função especial. És secretária do CP. Que papel desempenhas?
Nada de especial… represento a paróquia sempre que é preciso, asseguro as atas das nossas reuniões e mais nada. Fui eleita pelo CP e sou, por eleição entre os secretários dos CP das paróquias da nossa Vigararia, a representante da Vigararia III no Conselho Pastoral Diocesano.
Não te cabe a animação e coordenação do CP?
Não, não. Somos poucas pessoas e para além da reunião anual, o Secretariado reúne sempre que o pároco precisa da nossa opinião para resolver qualquer coisa. Por vezes, a consulta é feita através de mail, sem ser necessária reunião presencial. Um exemplo recente: a casa do sacristão está muito degradada e a precisar de obras. A solução dele e a família ocuparem transitoriamente a casa paroquial e as obras a realizar foi adotada depois de uma troca de mails entre todos.
Qual foi a última decisão importante que o CP tomou?
A última terá sido esta de que te falei.
Para terminar: há quanto tempo e como foram eleitos os membros do CP? Os membros do CP são representantes dos diversos grupos e sectores da ação pastoral da Paróquia. Creio que teremos sido eleitos há quatro ou cinco anos.