texto do mês

Quaresma: um tempo para escutar Jesus

Num cartão com a imagem que ilustra este número das Notícias de Santa Isabel, recebi, no dia em que fiz 70 anos, o valor que me permite participar agora na peregrinação à Terra Santa da Universalidade Católica (de 11 a 18 deste mês). Além de deixar aqui o meu vivo agradecimento a todos, queria também apresentar a proposta da realização de uma peregrinação da Paróquia à Terra Santa para o ano que vem. Que vos parece?

Iniciámos esta Quaresma com um ambiente penitencial claríssimo por parte da Igreja que somos. É agora! Vivamos este tempo favorável de conversão. Conversão quer dizer mudança de mentalidade (metanoia) e de vida. Não se trata, pois, de umas quantas alterações exteriores de alguns comportamentos para os tornar (aparentemente) mais adequados. Na base de qualquer possibilidade de discernimento moral honesto está a necessidade de se estar decididamente orientado para a honestidade: querer verdadeiramente o que é bem e apreciar a bondade moral como aquilo de que depende o valor de tudo o que vale na nossa vida.

O Papa Francisco, na sua mensagem para a Quaresma deste ano, recorda o episódio da transfiguração e apresenta-nos uma proposta que «[…] diz respeito à ordem que Deus Pai dirige aos discípulos no Tabor, enquanto estão a contemplar Jesus transfigurado. A voz da nuvem diz: “Escutai-O” (Mt 17,5) […]: escutar Jesus». E como podemos fazê-lo? «Como nos fala Ele?» Diz o Papa Francisco:

«Antes de mais nada na Palavra de Deus, que a Igreja nos oferece na Liturgia: não a deixemos cair em saco roto; se não pudermos participar sempre na Missa, ao menos leiamos as Leituras bíblicas de cada dia valendo-nos até da ajuda da internet. Além da Sagrada Escritura, o Senhor fala-nos nos irmãos, sobretudo nos rostos e vicissitudes daqueles que precisam de ajuda. Mas quero acrescentar ainda outro aspecto, muito importante no processo sinodal: a escuta de Cristo passa também através da escuta dos irmãos e irmãs na Igreja; nalgumas fases, esta escuta recíproca é o objetivo principal, mas permanece sempre indispensável no método e estilo duma Igreja sinodal».

Que o caminho quaresmal seja um percurso significativo do nosso caminho sinodal que faça de nós uma Igreja mais de acordo com o Evangelho, mais ao estilo de Jesus.

P. José Manuel

O encontro do Ressuscitado com Maria, sua mãe

O encontro do Ressuscitado com Maria, sua mãe

Sobre o encontro do Ressuscitado com Maria, sua mãe, o silêncio dos quatro evangelhos é lido em contraluz, quer pela tradição oriental, quer pela tradição ocidental.Santo Ambrósio, na sua obra De virginibus, afirma expressamente: «Maria viu a ressurreição e viu-a em...

Esperar o impossível

Esperar o impossível

Só haverá cristianismo real quando existirem pessoas que, no segredo da sua intimidade, se atreverem a esperar o impossível.Da mesma maneira que não era possível que um condenado a um suplício de escravo fosse ressuscitado pelo próprio Deus, contra a expectativa dos...