texto do mês

Que comunidade queremos ser?

Depois da Assembleia Paroquial

No domingo 16 de abril, a Assembleia Paroquial permitiu-nos viver plenamente o espírito do Sínodo.

Os cartazes instalados no átrio da Igreja com informação sobre os vários grupos, movimentos e organizações da nossa paróquia contribuíram para nos conhecermos melhor e, tal como o almoço partilhado, ajudaram-nos a experimentar um sentido de comunhão e de caminhar juntos.

Mais de centena e meia de paroquianos esteve presente nos diferentes momentos desta Assembleia Paroquial, contribuindo com ideias, troca de impressões e propostas para o futuro. As conversas tidas e a reflexão em grupos na parte da tarde foram momentos altos de participação. Como também o foram a ajuda na organização da assembleia e o envolvimento de todos na preparação do almoço (que, de tão farto, ainda nos permitiu lanchar juntos!).

A missão esteve presente, não apenas nos desafios que a nossa convidada Carmo Rodeia (Diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima) nos trouxe na sua intervenção, mas também e talvez sobretudo, nas propostas finais entregues ao Conselho Pastoral sobre como caminharmos para nos tornarmos uma comunidade mais acolhedora e aberta, com melhor comunicação e mais transparente, mais participativa e dedicada ao serviço de todos, incluindo os que estão para além dela.

Comunhão, participação e missão são os três núcleos principais do caminhar juntos que o Sínodo 2021-2024 nos propõe. Carmo Rodeia recordou algumas das questões que o discernimento realizado pela Igreja Católica em todos os continentes tem trazido ao nosso encontro, desde as mais internas, como os crimes sexuais na Igreja, o acesso à mesa da Eucaristia dos recasados, a não obrigatoriedade do celibato dos padres, a integração da comunidade LGBTQIA+ e novos ministérios no feminino, aos grandes desafios globais como a construção da paz, da amizade social e da ecologia integral. Todos eles nos pedem respostas. E o caminho sinodal impele-nos, sobretudo, a dispormo-nos a ouvir aquele que é diferente de nós. Nessa atenção ao diferente, abrimo-nos à escuta do Espírito Santo e nela perceberemos o que nos está sendo exigido como comunidade de Fé, Esperança e Caridade.

Esta primeira Assembleia Paroquial foi um fruto saboroso do caminhar juntos que tem sido o processo sinodal entre nós. Mas não foi apenas um ponto de chegada. Foi também um ponto de partida para definirmos as nossas prioridades e o que, enquanto comunidade, queremos ser.

Estamos a caminho!

A Equipa do Sínodo
Helena, Inês, Joana, Jorge e Vasco

Esperar o impossível

Esperar o impossível

Só haverá cristianismo real quando existirem pessoas que, no segredo da sua intimidade, se atreverem a esperar o impossível.Da mesma maneira que não era possível que um condenado a um suplício de escravo fosse ressuscitado pelo próprio Deus, contra a expectativa dos...

Oração dos Peregrinos de Esperança

Oração dos Peregrinos de Esperança

Em comunhão com o Papa Francisco, e sob inspiração da espiritualidade franciscana, talvez pudéssemos desenhar assim a vivência deste ano jubilar da esperança: Senhor, fazei de mimum instrumento da vossa esperança!Onde houver descrença,que eu leve a confiança;Onde não...